sexta-feira, 13 de julho de 2007

8 - COMO ACTUAM OS AGENTES FÍSICOS E OS AGENTES NATUROPÁTICOS

Os sintomas por que a doença se manifesta não são mais que os efeitos de um mal único, profundo e geral (noção de unidade mórbida), que se expressa de acordo com o temperamento morfológico de cada indivíduo.
Esta é uma das regras pertencentes ao princípio científico da naturopatia, o humorismo.
O princípio técnico desta arte médica é o naturismo que, ao fazer uso dos agentes naturopáticos, - em número de 10, a saber:
  • - bromatologia (a saúde pela alimentação, dietética e nutrição);
  • - hidrologia (a saúde pela água);
  • - fitologia (a saúde pelas plantas medicinais);
  • - cinesiologia (a saúde pelo movimento);
  • - mio-osteologia (a saúde pela manipulação e massagem);
  • - aerologia (a saúde pelos gazes);
  • - reflexologia (a saúde pelas terapias reflexas);
  • - actinologia (a saúde pelas radiações);
  • - magnetologia (a saúde pelos fluidos);
  • - psicologia (a saúde pelo pensamento)
vai usar agentes físicos naturais no sentido de mobilizar os líquidos orgânicos - os humores (sangue, linfa e soro celular e extra-celular) -, fazendo-os circular com maior intensidade através dos órgãos emonctoriais - fígado, rins, pulmões e pele - e assim purificar aqueles e contribuir para regularizar a actividade celular.
Simultaneamente, e servindo-se do seu princípio filosófico, o vitalismo por oposição ao materialismo, a naturopatia serve-se igualmente de agentes físicos para captar energias vitais e "libertar" os emonctórios que entretanto perderam vitalidade e permeabilidade, quer por toxemia humoral quer por desvitalização neuro-vegetativa devida à agitação contínua do cortex (enervação, preocupações, vida anti-natural, insónia, etc., etc.).
Purificando os humores (principio científico), regularizando, vitalizando e regenerando os emonctórios (princípio técnico), libertando o diencéfalo pela captação de energias vitais (principio filosófico), as técnicas naturopáticas e os seus agentes contribuem para regularizar a actividade celular, isto é, contribuem para um estado (natural) de saúde natural.
Não há acção mais profunda!
A higiene e o conceito naturopáticos são formas perfeitas da arte de sanar, curar e regenerar (vide postagens de 19/04/2007, "A Arte de Curar" e "a "Bíblia" da Saúde"). A atitude alopática não deve ser tida senão num acto de urgência e de excepção; útil e necessária, mesmo indispensável no momento certo, é prejudicial fora dele!

Sem comentários: