terça-feira, 25 de maio de 2010

alimente o cérebro

Quando pensamos no cérebro, associamo-lo quase sempre ao cérebro físico mas, na mesma caixa craniana estão dois cérebros, um orgânico, responsável pela atividade neural, e um pensante, responsável pela atividade psy e, em algumas circunstâncias, parapsy.

Se há órgão do corpo que requer uma nutrição específica, é o cérebro.
As células cerebrais e as "estradas" que as ligam, e por onde passa a informação, são constituídas por uma gordura especial que o organismo não produz e que só se encontra no ácido gordo ómega 3, de origem vegetal e marinha. Além do mais, as células cerebrais não se regeneram nem se reproduzem pelo que é imprescindível a sua nutrição, seja para garantia da sua funcionalidade, seja para reparação de danos sofridos ao longo do tempo.

Além do AGE ómega3, são igualmente necessárias à vida sadia das células cerebrais as vitaminas do complexo B, nomeadamente as vitaminas B6(piridoxina), B9(ácido fólico) e B12(cobalamina). A carência destes nutrientes pode ser responsável por vários problemas de saúde, tais como depressões, perda de memória, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade com carência de atenção, perturbações no desenvolvimento cognitivo, e mesmo algumas situações de hipertensão e excesso de peso [aqui é útil fazer uma associação de AGE ómega 3, 6 e 9].

Durante muito tempo pensou-se que o desenvolvimento cognitivo acontecia apenas na infância e estabilizava-se na idade adulta. Porém, de acordo com estudos recentes, o cérebro humano consegue adquirir competências durante muitos anos, mesmo na idade adulta, donde resulta haver todo o benefício para o irmos nutrindo no dia-a-dia, independentemente da idade. A boa nutrição e o exercício são os melhores agentes contra o envelhecimento de qualquer órgão ou sistema. Mesmo na chamada 3ª idade é útil o uso do AGE ómega3, mesmo em situações de doença neurocerebral - demência, Parkinson, Creutzfeldt-Jakob, Alzheimer.

Encontramos o AGE ómega3 em verduras (espinafre e rúcula), em sementes (linhaça, girassol, prímula, groselha, onagra, borragem, sálvia), em óleos (azeite, girassol, soja, canola) e particularmente no peixe gordo de água fria ( salmão, sardinha, cavala, atum, truta, carpa, arenque, bacalhau), principal fonte de ómega3 que por isso deve usar-se com frequência e regularidade.

Quanto ao cérebro pensante, cuja sede está no cortex, para além de necessitar dos mesmos nutrientes que o orgânico, alimenta-se ainda dos pensamentos que se cultivam e a que se dá força. No blogue CRESCER no SER EU, encontram-se matérias para uma Higiene Mental sadia.

Complemente a leitura desta postagem com a de "14 alimentos úteis à saúde e ao bem-estar".
O cérebro é o maior e o mais importante instrumento com que o Homem realiza a sua OBRA no mundo físico devendo por isso não somente não aviltá-lo, impedindo-o de realizar o progresso desejado, mas favorece-lo na execução da sua função.

Sem comentários: