sábado, 22 de maio de 2010

[alimentos úteis à saúde e ao bem-estar] - Ervilha

- Ervilha Nem sempre da preferência de adultos e crianças, a ervilha é um legume verde que transborda ácidos nucleicos (fator imprecindível à existência e vida da célula) sendo um excelente fator de energia, proteção e rejuvenescimento do organismo e que tanto pode ser usada em fresca, como verdura, ou em seca, como leguminosa.
De fácil digestão e bastante nutritiva (o que a torna recomendável a quem tem um aparelho digestivo delicado), a ervilha é muito rica em sais minerais [cálcio, fósforo, potássio, ferro, manganês, enxofre, zinco, cobre e magnésio], vitaminas [K, C, A e grupo B (B1, B2, B3, B6)], folato, triptofano e fibras, contribuindo para:
- uma pele e um cabelo mais saudáveis
- uma melhoria do trânsito intestinal
- uma maior imunidade e vitalidade
- um melhor sistema nervoso
- uma maior acuidade visual
- um coração mais saudável
ajudando ainda:
- a reduzir o nível do colesterol
- a controlar os níveis de açúcar no sangue
- a combater os efeitos adversos da menopausa
A ervilha é o legume mais rico em elementos antioxidantes, o que ajuda a proteger o organismo dos danos provocados pelos radicais livres e a rejuvenescer. Quando consumida crua, tonifica o pâncreas.
Apesar do seu baixo valor calórico (60 calorias/1oogr, para as ervilhas frescas e 100 calorias/100gr, para as secas), a ervilha garante uma sensação de saciedade por tempo alongado, graças à sua riqueza em fibra solúvel e em amido, o que a torna recomendável num regime de perda ou controle de peso. Num regime normal, a dose diária recomendada é cerca de 50 gramas (+/- 1 chávena das de café cheia).