sábado, 26 de maio de 2007

Psicologia Transpessoal

Constituindo-se num novo ramo da Psicologia surgido como desdobramento da Psicologia Humanista, a Psicologia Transpessoal é hoje a quarta expressão da Psicologia, depois do behaviourismo-cognitivo, da psicanálise e da psicologia humanista.
Oficializada em 1968 nos USA, a Psicologia Transpessoal tem as suas raízes no Existencialismo, no Humanismo e na Fenomenologia e encontrou, à data de então, seus subsídios nos mais recentes conceitos da Física Quântica, da Neurologia e da Informática.
A Psicologia Transpessoal estuda a Consciência nos seus diferentes níveis e a sua relação com os aspectos evolutivos do SER.
É a experiência desses diferentes estados de consciência que permite ampliar a percepção da realidade, acessando à Dimensão Transpessoal do sujeito, algo para além da Interpessoalidade e do Ego Individual e inerente a qualquer ser humano. Não sendo nenhum "dom" de "seres superiores", magos!
O conceito Transpessoal baseia-se em observações e práticas de várias culturas e deriva de uma epistemologia com conhecimentos intra, inter e transdisciplinares da Psicologia, das Ciências Exactas, Humanas e da Vida, e das disciplinas espirituais do oriente e do ocidente, contemporâneas e tradicionais.
O objectivo da PSICOLOGIA TRANSPESSOAL, conhecida hoje também por PSICOLOGIA da CONSCIÊNCIA, é o resgate e integração de possíveis "fragmentos", não da vida, mas do SER/EU que, voluntária ou involuntariamente num qualquer momento foram "desintegrados" da nossa consciência e que são causa de desequilíbrio(s) da INDIVIDUALIDADE desse SER/EU. 
No nosso caso, para conseguirmos tal objectivo, usamos a Terapia por Reestruturação Vivencial e Cognitiva (TRVC), que apresenta características que a diferenciam de outras terapias de regressão a vidas passadas e de actuação na psique. Aqui, o paciente é co-terapeuta do seu processo de auto-cura e o terapeuta apenas um facilitador. [NP - por ação dos conhecimentos da quântica, hoje, em 2010, há procedimentos terapêuticos mais rápidos, mais cómodos e muito menos onerosos.Veja FREQUÊNCIAS DE LUZ]

Sem comentários: