sexta-feira, 27 de abril de 2007

Saúde, Beleza, Bem estar - princípios saudáveis

Saúde, Beleza e Bem estar são Bens do Criador postos à disposição do Homem, pelos quais e dos quais ele é o primeiro e principal responsável. É um tamanho erro pensar-se que o Homem não tem responsabilidade na qualidade destes Bens.

Agentes profissionais e terapêuticos são auxiliares menores e nunca substitutos da falta de atitude pessoal, muitas vezes assumida de forma irresponsável. Mas, cada um escolhe a Qualidade de Vida que quer e como A quer.

Por mim, recomendo uma atitude pessoal responsável constante (diária) com vigilância sanitária quanto baste. Para se dirigir uma viatura auto não é necessário trazer o mecânico "na bagagem" mas a ele se deve recorrer para as revisões pré-estabelecidas e sempre que necessário porque, em princípio, quanto mais e melhor se cuidar da viatura, menos riscos se correm, menor é a intervenção do mecânico e melhor nos sentimos quando a dirigimos e a usamos, e não nos esqueçamos que não há momento algum que possamos dispensar a nossa "auto-viatura" nem plano de seguro algum que garanta a sua substituição sem risco de perda de qualidade de vida.

Cada qual usará seu livre-arbítrio, mas todos podemos, e devemos, cuidar da nossa saúde, do nossa beleza e do nosso bem estar a partir de nossa casa. A qualidade de vida não está nas clínicas, nem nos ginásios ou academias; está em nós, na atitude que se toma no dia-a-dia!

Fazer uso de uma dieta variada e equilibrada, que garanta uma "nutrição inteligente"(*), e ter um estilo de vida ativo e saudável (**), são fatores vitais para a saúde, bem-estar, beleza e cerebralidade.


Hoje há recursos que garantem os princípios básicos para uma boa qualidade de vida. É preciso saber escolher. Aconselhe-se com quem de direito, qualificado e responsável. Se precisar de ajuda, contacte-me pessoalmente ou por intermédio da Holistica2000 (holistica2000@gmail.com). Não ignore o conhecimento e não corra atrás de campanhas comerciais. Conheça-se! Conheça a sua "viatura"! Use os melhores produtos! Tenha sempre uma boa atitude! "Harmonize-se" com o seu mecânico! Escolha a oficina onde revisionar a sua "viatura"!
Apesar do uso complementar de agentes nutricionais ser cada vez mais um imperativo para uma boa saúde no dia-a-dia, esta depende de atitudes e factores que abordarei em próximas postagens, não dispensando nenhum deles qualquer um outro.

(*) nutrição inteligente - aquela que fornece ao organismo níveis equilibrados de energia, vitaminas, minerais, hidratos de carbono de longa duração, proteínas vegetais de alta qualidade, gorduras saudáveis, fibra e ervas benéficas à eliminação de resíduos orgânicos e metabólicos.

(**) vida ativa e saudável - vida higiénica, com equilíbrio dos tempos de labor, lazer e descanso No período de lazer deve garantir-se uma atividade física regular moderada, ações culturais e período de sociabilização. O período de descanso deve contemplar, para além do horário habitual de dormida, um pequeno período de repouso a meio do dia - sesta.