sábado, 26 de maio de 2007

Osteopatia

A osteopatia deriva das palavras gregas (osteon) osso e (pathos) doença.

É uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do corpo que data do século XIX quando o médico norte-americano Andrew Taylor Still (1828-1917) em 1874 estabelece a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo como elemento chave na saúde.

COMO ACTUA A OSTEOPATIA

Uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura e reequilíbrio naturais (chamada de homeostase), a função do osteopata é tratar, através das mãos, as disfunções somáticas e estruturais do corpo desencadeando e facilitando esse processo de auto-regulação pela utilização de técnicas estruturais (manipulações articulares), técnicas rítmicas (estiramentos, bombeios) e técnicas funcionais (relaxamento das fáscias).

QUAL É O CAMPO DE ACÇÃO DA OSTEOPATIA

A osteopatia é uma disciplina holística.

Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, a osteopatia é um sistema terapêutico para se reencontrar a postura adequada e a normal funcionalidade fisiológica dos sistema e órgãos num garante de uma harmonia holística do corpo, proporcionando mais saúde e melhor qualidade de vida e bem-estar.

Seja na forma osteo-articular, músculo-esquelética, visceral ou craniana, o seu campo de acção é vasto e é particularmente recomendada nos casos de: dores nas costas; cervicalgias; torcicolos; neuralgia cervicobraquial; dorsalgias; lombalgias; ciática; dores de cabeça; tonturas; vertigens; stress; irritabilidade; disfunções sexuais H/M; lesões desportivas, etc., etc.
A osteopatia actua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento a práticas psicológicas e médicas.

Sem comentários: