sábado, 26 de maio de 2007

Naturopatia

Baseada na observação de que o corpo pode curar-se a si mesmo (homeostasia), a naturopatia é um modo de vida assente no "princípio filosófico" do vitalismo e um conceito de cura assente no "princípio científico" do humorismo e que usa meios naturais para prevenir e tratar a doença, "princípios técnicos".

Para a naturopatia a doença revela-se segundo a idiossincrasia e o temperamento morfológico de cada indivíduo.

COMO ACTUA A NATUROPATIA

A naturopatia, como agente contributivo para a saúde e bem-estar, é uma arte médica terapêutica-reeducadora cujo "princípio técnico", naturismo, usa dez agentes naturopáticos - quatro maiores, bromatologia (alimentação dietético-nutritiva) / hidrologia (águas, banhos) / fitologia (plantas medicinais) / mio-osteologia (manipulações e massagens); e seis menores, cinesiologia; aerologia; reflexologia; actinologia; magnetologia e psicologia.

QUAL É O CAMPO DE ACÇÃO DA NATUROPATIA

Para os naturopatas, todo o ser vivo tem uma habilidade natural de estabelecer, manter e restaurar a saúde, o equilíbrio. Assim sendo, a atitude fundamental de qualquer naturopata é:

- Primeiro não prejudicar o organismo.

- Segundo, encontrar e eliminar as causas da doença.

- Terceiro, ajudar o organismo a encontrar o seu equilíbrio, a saúde.

O Naturopata age como um professor de saúde, investe grande parte do seu tempo a ensinar o paciente sobre como libertar-se da doença e manter-se em saúde.

A educação é tão importante como o tratamento.

É igualmente missão do Naturopata, assegurar-se que o paciente compreende a responsabilidade da sua atitude na sua saúde. O paciente é (co-)responsável pela sua própria saúde.

Sem comentários: