sábado, 26 de maio de 2007

Higiene Vital

O ser vivo não é só orgânico. A Vida não é a parte física, visível, do corpo. Qualquer ser orgânico, vegetal ou animal, quando privado da Vida, entra em decomposição, num tempo mais ou menos rápido. O factor Vida só se mantém a animar a parte orgânica enquanto o hospedeiro e o meio ambiente lhe forem favoráveis.
O Homem crê que tudo vence. Veja-se contudo, o que acontece ao ser orgânico posto num ambiente menos favorável. Não se desenvolve, definha, adoece e acaba por sucumbir. Isto acontece a qualquer corpo vivo: às plantas, aos bébés, ao próprio Homem apesar de tido como "todo-poderoso".
No dizer do Dr. Alex Carrel, torna-se necessário devolver a personalidade ao ser humano estandardizado pela vida moderna e, em meu dizer, ajudá-lo a encontrar a sua Individualidade para que se (re)encontre com a sua Identidade.
Para se viver em pleno é necessária uma perfeita harmonia com o meio ambiente. O ser orgânico, quando no seu habitat, funciona sem que seja necessária uma atenção especial, mas quando fora dele, essa torna-se imperiosa, imprescindível. Ora, o Homem tendo um habitat tropical (veja-se em que época do ano há maior número de doenças), necessita de cuidados especiais para viver em pleno fora dele (repare-se no que acontece com as culturas vegetais fora de época ou fora do habitat originário! São necessárias estufas que ofereçam condições mínimas ao ciclo biológico da espécie em causa). Um esforço se torna pois necessário para que o organismo se adapte às novas condições, sob pena de desaparecimento da espécie. Ainda que toda a adaptação a condições anti-naturais represente uma degenerescência, tal é possível e acessível desde que se aceite viver em conformidade com as regras naturais da Vida.
Vivendo fora das regras naturais, o meio ambiente deixa de ser próprio à Vida e à Energia Vital, força que conserva a Vida garantindo-lhe as necessárias Funções Vitais. Esta Força vai enfraquecendo, e com ela o organismo que anima. É o tão vulgar estado de doença; estado este que resulta de três factores fundamentais: alimentar, emonctorial e nervoso (central, simpático e (onto)psíquico), tornando-se necessário, para recuperar ou conservar a saúde:
- adoptar uma alimentação adequada, à pessoa, à época do ano, ao local e ao factor laboral;
- estimular os emonctórios e os órgãos emonctoriais;
- não desperdiçar as reservas nervosas e glandulares;
- ligar-se ao meio-ambiente, ao cosmos e ao seu eu divino.

O objectivo da higiene vital é indicar, a cada um, o modo pessoal como conservar ou recuperar o estado de equilíbrio, a SAÚDE (em letra maiúscula porque se refere à saúde física, mental e espiritual). No nosso caso, fazêmo-lo dentro dos princípios da Naturopatia Ortodoxa e do Biohumanismo, isto é, pelo conhecimento e pela prática de técnicas naturais em consideração às condições biológicas da pessoa.

Sem comentários: