sábado, 24 de outubro de 2009

[alimentos úteis à saúde e ao bem estar] - Chá [Camellia sinensis]

- Chá [Camellia sinensis]
Não me refiro aqui aos chás de plantas medicinais porque esses devem ter o seu uso restrito a uma orientação de um especialista, ainda que nem sempre tal se verifica. Refiro-me aqui ao chá como bebida social ou familiar com efeito benéfico no nosso bem-estar e, por vezes, mesmo na saúde.
À parte a questão de não ter calorias e de ser um óptimo meio de hidratação, o chá tem imensos benefícios para a saúde. São vários os estudos que garantem as propriedades terapêuticas desta bebida, independentemente de ser preto, verde ou branco. Contudo, existem diferenças entre cada um deles.
O chá possui vitamina B, C, K, cafeína, antioxidantes, manganês, potássio e ácido fólico. A partir desses nutrientes, o chá pode neutralizar a ação dos radicais livres sobre as células, acelerar o metabolismo, desinchar o organismo, queimar gorduras, diminuir o colesterol ruim (LDL) e ainda inibir mutações génicas que podem até provocar o câncer.
Quando bebido puro (e deve ser), o chá tem quase zero calorias. Os seus principais efeitos são o combate ao envelhecimento das células, o fortalecimento dos ossos (princípio contrariado pela adição de açúcar ou, pior, de adoçante), o controlo da pressão arterial, a prevenção de tumores malignos (principalmente do esófago e do estômago), de pedras nos rins, gastrite, derrame cerebral, redução de doenças do coração e tratamento da obesidade.
O chá verde mostra ser um dos mais recomendados. Estudos recentes confirmam que beber chá verde pode ajudar a controlar o peso (as catequinas presentes no chá ajudam a afastar as moléculas gordas da corrente sanguínea antes de serem depositadas), a baixar o nível de colesterol (beber o equivalente a sete chávenas de chá verde por dia pode ajudar a baixar o LDL (colesterol mau) em cerca de 16%) e a reduzir o risco de cancro (o extracto de chá verde pode ajudar a prevenir o crescimento das células cancerígenas e a retardar, ou até mesmo a travar, a progressão do cancro da bexiga).Uma variante do chá verde é o chá vermelho, mais conhecido por devorador de gorduras (4 chávenas ao dia e nada de doces nem bolos) e que tem o benefício de acelerar o metabolismo do fígado (facilita a digestão, depura e desintoxica o organismo); ser antidepressivo e favorecer a redução do colesterol.
O chá branco, por ser menos processado, contém uma maior quantidade de antioxidantes que qualquer um dos outros, prevenindo várias doenças cancerosas (cólon e outras) e cardiovasculares.
Por ser fermentado, o chá preto adquire uma tonalidade mais escura que os restantes e um sabor específico. Embora não seja tão rico como o chá verde, contém igualmente flavonóides que fazem desta bebida uma excelente opção ao longo do dia.Os flavonóides conferem aos chás poder antioxidante superior ao das vitaminas E, C e A (betacarotenos). A capacidade antioxidante protege o organismo contra as alterações celulares causadas por radicais livres, inibindo processos iniciais de degeneração celular (cancro) ou reduzindo o tamanho de tumores já formados. “No tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, os chás ricos em flavonóides mostraram reduzir significativamente o risco de morte por enfarte e derrame cerebral. Há evidências de que o chá reduza o colesterol LDL e também reduza a sua oxidação que é um processo que acelera a formação da placa gordurosa responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos”, explica a Dra. Isabela Cardoso Pimentel, nutricionista clínica e pós-graduada em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular.
Estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition sugerem que a alta ingestão dos flavonóides do chá pode proteger dos ataques cardíacos (beber grandes quantidades de chá preto pode diminuir significativamente o risco de doenças coronárias, sendo que os indivíduos que bebem mais de seis chávenas de chá por dia vêem o seu risco diminuir para metade, comparando com os não bebedores). Até 1997 apurou-se que beber chá preto reduzia em 70% o risco de ataques cardíacos fatais.Mas o chá preto também é eficaz no combate ao mau hálito e protege a saúde oral. Bebê-lo regularmente pode ajudar a reduzir a sensibilidade dos dentes às temperaturas de frio e quente. Quem tem dentes sensíveis deve beber duas chávenas de chá por dia.
Um fator a ter em consideração é o fato do chá conter cafeína. Ainda assim está longe de ser como o café (uma bica tem 110/ 120 mg de cafeína, ao passo que uma chávena de chá tem só 60/70 mg de cafeína) e pode ser um bom substituto deste para beber após as refeições. Enquanto o café provoca um pico rápido da subida de cafeína, o chá é absorvido lentamente e permanece mais tempo no organismo. Oito horas depois de ser ingerido, ainda há antioxidantes em acção no corpo.
Finalmente uma última consideração! Para além dos benefícios que o chá tem para o nosso bem-estar e saúde, beber chá é uma excelente forma de se hidratar o organismo Mas cuidado: não adoce cada chávena que beba! BEBA CHÁ ao NATURAL ou em breve, no lugar de um benefício, começará a correr para o seu médico com uma lista de malefícios.