sexta-feira, 13 de julho de 2007

11 - MEDICINA HOLISTICA APLICADA

O Homem é uma unidade biológica cujo comportamento global não se explica pela soma das partes. A sua unicidade está sujeita às Leis da Vida Universal.

Cada movimento que não esteja no seu espaço-tempo altera o equilíbrio dos binários das forças da natureza - forte/débil; gravidade/ressonância. Ao flutuar dentro destas 4 forças, o organismo do ser humano manifesta-se sempre que se verifica a ruptura de um vector de um dos binários.

Nem todas as rupturas equivalem a um estado de doença, ainda que todas sejam erradamente denominadas como tal e "tratadas com igual valor". Todavia, todas devem merecer uma atenção especial, muito em particular as manifestações naturais do quadrante forte que, por serem "campainhas de alarme" de um estado de desequilíbrio, são elas o primeiro sinal de que algo não está bem em nós. Outras manifestações existem que já são sinais reveladores de doença, reflexas umas, antinaturais outras.

Se a causa das manifestações naturais e das doenças reflexas está normalmente associada a um estado de toxemia humoral, desvitalização orgânica ou carência nutricional, em isolado ou em sinergia, já a "doença" antinatural deve-se essencialmente a forças gravitacionais e de natureza electromagnética. Contudo, isto não invalida que as diferentes causas não se possam combinar a ponto de uma manifestação natural ter uma causa gravitacional ou electromagnética, enquanto que a "doença" antinatural pode ser devida a uma toxemia, humoral ou medicamentosa, a uma desvitalização orgânica ou a uma carência nutricional. Aliás, é bem frequente nos dias de hoje que factores gravitacionais e electromagnéticos sejam responsáveis por desequilíbrios que em circunstâncias normais não aconteceriam. Isso deve-se ao estilo de vida da pessao.

Enquanto que a causa da doença pode ligar-se à Medicina Biosófica (ver), a natureza da doença pertence à Medicina Holistica que, na sua vertente Aplicada, é capaz de determinar qualitativamente quais os nutrientes indispensáveis ao paciente.

Hoje (in 2007), o propósito da Medicina Holistica Aplicada, mercê de campanhas de marketing, é sumptuosamente suposto ser desempenhado pela Medicina Quântica, deixando estarrecidos uns quantos que desconhecem os princípios daquela e se limitam a uma atitude alopática (ver os conceitos de atitude alopática/atitude naturopática). No parágrafo seguinte compreendereis melhor o que acabo de dizer.

Porque cada célula regista um código durante a sua formação, o Exame Holistico Aplicado constitui o verdadeiro ideal do médico-naturista - prevenir e tratar antes que a enfermidade se manifeste. A um mesmo sintoma, a uma mesma doença, a um mesmo tipo de intoxicação não corresponde necessariamente nem um mesmo tipo de tratamento, nem o uso dos mesmos nutrientes.
Há que diferenciar um sintoma somático, de um genotópico, de um quântico ou de um biosófico ( a medicina quântica trata à posteriori e não diferencia os sintomas).

Sem comentários: