sábado, 24 de outubro de 2009

[alimentos úteis à saúde e ao bem estar] - Iogurte

- Iogurte
É no leite que o homem vai buscar alguns dos nutrientes essenciais à sua saúde e ao seu bem-estar (proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e Complexo B) e que não encontra noutros alimentos, em qualidade e quantidade. Porém, no seu estado natural, o leite é um alimento perecível e nem todas as pessoas o toleram. Iogurte, requeijão (ricota), coalhada, queijo, kefir foram formas que o homem encontrou de contornar estes inconvenientes, garantindo o consumo de produtos lácteos ao mesmo tempo que prolonga a sua durabilidade.

O principal benefício do uso do iogurte na alimentação diária deve-se ao fato de ser um bom regulador do trânsito intestinal, contribuir para o reforço do sistema imunitário e facilmente satisfazer as necessidades nutricionais de um dos grupos da roda dos alimentos sem os inconvenientes de produtos mais azotados, como é o caso do queijo curado.
Diz a lenda que Abraão (2.000 anos a.C.), depois de ensinado por um anjo, foi quem primeiro preparou uma receita de iogurte para curar a sua mulher de um mal. Relatos da História da Alimentação, dizem que a coalhada era vendida desde o século XII nas ruas de Constantinopla. Porém, o uso de iogurte na alimentação humana pode vir desde o neolítico (10.000 a 3.500 a.C.), quando pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte. Mas a palavra iogurte terá nascido nos Bálcãs devendo-se a sua a difusão e popularidade aos turcos, cujos hábitos alimentares são característicos de um povo nómada.
O iogurte é produzido a partir da ação dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. O leite assim preparado preserva os seus diferentes nutrientes (gordura, minerais e vitaminas) mas apresenta um menor teor em lactose, tornando-se num alimento de mais fácil digestão e mais rico em microorganismos (bifidobactérias) que ajudam a equilibrar a flora microbiota intestinal ao mesmo tempo que auxiliam na prevenção do crescimento de microorganismos patogênicos e agentes causadores de doenças, daí ser reconhecido como um alimento probiótico e imunomodulador.
Devido à presença de fermentos lácteos, o iogurte e é de fácil digestão, o que faz dele um produto muito bom para pessoas com problemas gastrointestinais ou debilitadas. Porque favorece o bom funcionamento do intestino e a manutenção da densidade óssea, é indicado em situações de prevenção de osteoporose e nas mulheres que precisam repor o cálcio no período da menopausa.
O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e enzimas. O desnatado contém as mesmas propriedades nutritivas, porém com uma redução de gordura, sendo indicado para quem quer emagrecer e controlar o índice de colesterol. O iogurte deve ser consumido o mais natural e com um mínimo de açúcar, o ideal é mesmo zero de açúcar. Quando for comprar um iogurte observe a quantidade de hidratos de carbono; fuja dos que tiverem acima de 6 gramas.