sábado, 24 de outubro de 2009

[alimentos úteis à saúde e ao bem-estar] - Maçã

- Maçã
O consumo regular de frutas variadas ajuda na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares, como as cataratas.
A maçã é um bom exemplo disso: é uma excelente fruta para a promoção e manutenção da saúde pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, e escassez em gordura saturada, colesterol, sódio e calorias. Na maçã, também conhecida por «rainha da fruta», nenhuma dentada é demais.
Além de saborosa, a maçã tem um valor nutritivo considerável. É provavelmente o fruto mais consumido em todo o mundo, uma vez que é produzido em praticamente todos os climas e estações, e possui cerca de 7.500 variedades diferentes, sendo a macieira a árvore há mais tempo cultivada.
Constituída por 85% de água, 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, provitamina A, vitaminas B1, B2, Niacina, PP, C, E e sais minerais como o fósforo e ferro, a maçã é um fruto refrescante e ligeiramente ácido, que estimula as glândulas digestivas, protege a mucosa gástrica e favorece a assimilação do cálcio e a qualidade do sangue, revelando-se incompatível apenas com o tomate; salvo alguma eventual incompatibilidade de natureza individual, a maçã combina com todos os alimentos à excepção do tomate (incompatibilidade que se anula se cozinhados juntos).
As vitaminas do Complexo B ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda de cabelo.
A sua riqueza em vitamina C - antioxidante que ajuda o organismo a absorver o ferro e o folato – e em quercetina – antioxidante com propriedade anti-inflamatória, anticarcinogénica, antiviral, anti-histamínicas e outras - confere-lhe uma propriedade antioxidante de numerosas utilizações.
O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes.
O Ferro é importante na formação do sangue.
Pelo seu elevado teor de potássio e de pectina - uma fibra que reduz o colesterol, os níveis de glicose e evita a acumulação de gorduras na parede arterial -, contribui para evitar a aterosclerose e a arteriosclerose e melhorar a circulação sanguínea, produz uma acção benéfica sobre o coração reduzindo o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil deste órgão. A sua riqueza em quercetina, ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames.
A sua riqueza em fibras promove a saciedade, prevenindo a ingestão exagerada de alimentos, o que ajuda a manter um peso saudável.
O fruto maçã é recomendado para pessoas com problemas intestinais, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, perturbações de pele e do sistema nervoso, podendo ainda ser usado como laxante. Uma variedade muito útil à saúde é a maçã reineta parda.
Para melhor aproveitamento dos seus fitonutrientes, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto desta que estão a maior parte da fibra, das vitaminas e sais minerais, salvo se houver alguma contra-indicação que o desaconselhe. Neste caso deve comer-se cozida ou assada, mas jamais deixar-se de comê-la.
A casca seca é usada como chá purificador do sangue e diurético. A polpa cozida é calmante e o sumo fresco retarda o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme.