terça-feira, 21 de abril de 2015

Chá de Salsa


Chá de Salsa – Benefícios e propriedades

A salsa – ou salsinha – é conhecida como um dos mais populares temperos a nível global. Responsável por dar mais sabor aos alimentos, a salsa cai bem em praticamente qualquer prato. O que nem todo mundo sabe é que, além de ser consumida como tempero, dela também pode ser feito um chá com grandes e importantes benefícios na saúde, em particular a nível renal e cardiovascular.
A salsa possui em sua constituição: óleo apiol (que a contraindica às gestantes), ferro, cálcio, cobre, fósforo, zinco, magnésio, sais minerais e as vitaminas A, B1, B2, C e D, pelo que, além de bom tempero, a salsa ajuda a desintoxicar do organismo e a favorecer um bom funcionamento cardiovascular controlando a pressão arterial e evitando a retenção de líquidos. Uma ótima opção de consumo é o chá de salsa, que é diurético, relaxante, digestivo, ajuda a melhorar infeções urinárias e a limpar os rins.
A saúde do rim é fundamental ao bem estar do organismo. Os rins são responsáveis por filtrarem uma média de 180 litros de sangue diariamente, seja, ajudam a eliminar pela urina substâncias prejudiciais à saúde. O chá de salsa favorece essa eliminação além de auxiliar ainda no tratamento de dores digestivas e azias; na regulação da menstruação, combate cólicas menstruais; no tratamento de artrite, artrose e gota e evita possíveis distúrbios cardíacos.

Como?

Por possuir fortes propriedades diuréticas, o chá de salsa é comumente indicado para infeções urinárias e problemas renais. Seu consumo regular é capaz de evitar que se formem cálculos ou pedras nos rins, além de eliminar o sal e ureia acumulada no organismo. Com o aumento de urina eliminada, a salsa também garante que bactérias e toxinas prejudiciais sejam expelidas, proporcionando uma espécie de “limpeza” no corpo.
Ainda, pela sua sua propriedade diurética, a salsa é uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde. Com o aumento de líquidos a retenção é reduzida até tornar-se mínima, e como consequência o inchaço também diminui consideravelmente. Diminuindo-se o inchaço devido à retenção de líquidos, alguns quilinhos também irão embora naturalmente.

Como preparar e tomar o chá de salsa?

Lave e pique um ramo/maço de salsa/salsinha (50gr) e fervilhe-o em 1 litro de água por 10 minutos. Deixe esfriar, coe e reserve em garrafa térmica ou numa jarra que coloca na geladeira. Beba durante 7 a 10 dias a cada mês, de preferência em jejum, ao levantar. Deixe passar 20 minutos antes de comer ou beber qualquer outro elemento.
Outra forma de tomar o chá de salsa, é tomar 1 a 2 copos diariamente, em jejum, guardando 20 minutos antes de comer ou beber qualquer outro elemento.
Evite beber o chá de salsa para além da meia tarde - 17h -, pois suas propriedades diuréticas podem evitar que você tenha um sono profundo e ininterrupto.

Contraindicações

A mulher em período de gestação não deve tomar o chá de salsa, pois a salsa tem apiol, que estimula contrações uterinas e pode induzir o parto.




Sem comentários: