quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

nutrientes úteis para prevenir a degeneração da mácula



O que é a mácula?
Todos sabemos que o olho tem a forma de uma bola que apresenta à frente, exteriormente, e habitualmente ao centro, um pequeno círculo escuro, a pupila. A pupila é a abertura que permite a entrada de luz no olho. Mesmo por detrás da pupila está uma lente que foca a luz na retina situada na parte detrás dessa bola, do olho. A retina consiste num tecido delicado que converte a luz em imagens, e envia-as para o cérebro. A mácula é uma pequena área ao centro da retina.
É a mácula que é responsável pelo que vemos, permitindo-nos a visão física, ver os pequenos detalhes em atividades correntes como ler e escrever, ou mesmo a capacidade em ver as cores.
O que é a degeneração da mácula?
Por vezes as células delicadas da mácula "estragam-se" e deixam de trabalhar.
Ainda que existam variados fatores que podem causar a degeneração macular, esta está habitualmente relacionada à idade, quando essa pequena área da retina começa a deteriorar-se, levando a alterações da visão, mesmo à incapacidade severa da visão.
A degeneração macular não é dolorosa e desenvolve-se de forma lenta, muitas vezes leva anos, particularmente a "seca", e nem sempre envolve os dois olhos, o que dificulta mais a deteção da doença, já que o olho que ainda está são compensa a perda de visão do olho afetado.
A degeneração macular é mais comum em populações com idades superiores a 60 anos, mas raramente conduz à cegueira total porque só afeta a visão central. A maioria dos indivíduos continua a possuir a visão periférica, que lhe irá permitir a sua independência. Esta "boa notícia" acaba sendo muito ruim por razão da capacidade de adaptação do ser humano às deficiências degenerativas, até ao dia que já nada se pode fazer sob o ponto de vista clínico.
O recurso a um especialista é indispensável, sendo recomendável fazê-lo o mais cedo possível, desde os primeiros sintomas de alteração da visão.
Uma boa higiene de vida é conveniente!
Para uma boa qualidade de vida é conveniente, necessário e indispensável, assim que surgem os primeiros sintomas, recorrer ao médico de família ou a um especialista de olhos para observação, análise e ponderação do que fazer quanto ao que melhor se adapte às necessidades específicas do caso. Em toda a circunstância, uma boa higiene vital é sempre conveniente, nomeadamente no uso de nutrientes que podem ajudar a fortalecer a visão, prevenir a degeneração macular, e mesmo auxiliar a recuperação de qualquer ato terapêutico invasivo.
Quatro nutrientes que podem fortalecer a visão e prevenir a degeneração macular:
1 - Beta-caroteno: composto lipossolúvel presente em alimentos de cor laranja avermelhada e verde escuro, tais como a cenoura, batata doce, abóbora, damasco, espinafre e pimentão. O beta-caroteno é um antioxidantes que se mostra eficaz em diminuir o risco de desenvolvimento da degeneração macular, bem como em fortalecer a visão.

2 - Luteína: este antioxidante está presente em elevada concentração nos olhos, onde desempenha um papel essencial na manutenção da saúde ocular ideal. À medida que se envelhece, as reservas de luteína diminuem, tornando-se necessário um reforço nutricional para ajudar a combater os possíveis problemas oculares relacionadas à idade.
Encontramos este nutriente na gema ovo (quanto mais laranja for a gema de ovo, maior será a quantidade de luteína), nas frutas e legumes amarelo alaranjados e nos vegetais verde-escuros (abacate, couve, espinafre, acelga, rama de nabo, abóbora, alface, brócolos, cenoura, alcachofra, tomate maduro cozinhado, milho, tangerina, laranja, couve-de-bruxelas).

3 - Zeaxantina: este fitoquímico promove uma visão saudável e inibe a deterioração da retina. Acompanha frequentemente o seu parceiro, a luteína, pelo que a encontramos nas mesmas verduras de folhas escuras em que se encontra a luteína, bem assim como na abobrinha, ervilhas, cebola branca, feijão, pimentão verde, manjericão, paprica e quiabo.

4 - Vitamina C: A vitamina C está na laranja, kiwi e morangos e é conhecida por sua capacidade de melhorar a imunidade. Proporcionando uma grande quantidade de antioxidantes, a vitamina C pode também prevenir a degeneração macular.

5 - outros alimentos úteis à prevenção da degeneração da mácula: alho, sementes de girassol, peixes ricos em ómega3 (sardinha).

Sem comentários: