quarta-feira, 9 de abril de 2014

Quiabo, na diabetes e na alimentação

O quiabo ganhou destaque depois que uma pesquisa feita por alunos do Ensino Médio de Patos de Minas/MG, Brasil, foi mostrada no programa televisivo Caldeirão de Luciano Huck, em Nov2013 e nele premiada. Os estudantes testaram os efeitos do quiabo no organismo de diabéticos. Com o seu experimento, eles observaram que o consumo da chamada “água de quiabo” contribuía para o controle dos níveis de açúcar no sangue, ou seja, baixava a glicose.
Ainda que já anteriormente a matéria tenha sido objeto de estudo (estudo de 2011 publicado no Journal of Pharmacy and Bio-allied Science, os pesquisadores confirmaram que o quiabo era uma potencial fonte alternativa para o tratamento do diabetes, pois reduziu o nível de açúcar no sangue de forma significativa em animais testados em laboratório), outras pesquisas ainda precisam ser realizadas para que se comprove efetivamente esse benefício, mas vários indícios revelam que o quiabo é um importante aliado da boa saúde, não só para os diabéticos, mas para a população como um todo. Conheça boas razões para incluir o quiabo em sua alimentação diária, em proporção inversa ao seu sedentarismo, em minha opinião.

O quiabo fornece vários nutrientes importantes à saúde, sendo de destacar a ausência de colesterol e a sua riqueza em fibra dietética/3,2g, e em potássio/300mg[contra apenas 7mg de sódio], para além de valores consideráveis em vitaminas (A/716IU, C/23mg e B6/0,2mg), minerais (cálcio/82mg, magnésio/57mg), proteínas/2gr e antioxidantes.
O quiabo é ainda conhecido pelas suas propriedades medicinais anti-helmínticas, antiparasitárias, demulcentes e útil em casos de várias enfermidades tais como diarréia, verminoses, disenteria, inflamações e irritação do estômago, rins e intestino.
A textura viscosa dos quiabos pode ser aproveitada para espessar cozinhados, o que também se consegue usando farinha de mandioca.
Caso se deseje reduzir a sua viscosidade, demolhe-os em água com vinagre durante cerca de 30 minutos.
De fácil digestão e baixo teor calórico (100 gramas contém cerca de 30 kcal), o quiabo pode estar presente em dietas de propósito hipocalórico (controlo de peso).


RECEITA DA ÁGUA DE QUIABO, útil para controlo dos níveis da glicose
- 4 quiabos  
- 200 ml de água
MODO DE PREPARO
Descarte as pontas e corte os quiabos a meio; ponha-os num copo d'água.
Tampe o copo.
Deixe de molho durante a noite.
Na manhã seguinte, retire os quiabos e beba a água.
De preferência, tome essa água em jejum e espere meia hora para comer ou beber qualquer outra coisa.
Beba um copo por dia e não deixe de avaliar a sua glicémia na frequência habitual, sendo o caso.

No caso de ser diabético, tome o hábito de usar diariamente na sua alimentação pó de acafrão e pó de canela que são dois bons complementos nutricionais coadjuvantes no controlo dos níveis de glicose no organismo.

Sem comentários: