quinta-feira, 14 de julho de 2011

cuidado com as "doenças" não concludentes


[sopros na nuca - pressões aqui e ali - sensações desagradáveis de calor ou frio - picadas, comichões, dores errantes, doenças inexplicáveis - náuseas, arrotos, perturbações digestivas, cólicas intestinais, gases intestinais - cólicas uterinas - pesadelos ameaçadores - sensação de angústia súbita - sensibilidade emocional descontrolada - ansiedade inexplicável - desmaios inexplicáveis - cansaço constante, falta de energia - cansaço súbito, fraqueza - sensação de escuridão, desespero - aperto no peito, ou no corpo - visões, sons, vozes - cheiros inexplicáveis - aparecimento e desaparecimento de objetos, ou vestuário, pessoal ou suspeito - objetos deslocados - sinais astrais - epilepsia - doença bipolar]


são exemplos de situações que podem ocorrer mas que por não serem concludentes, por falta de explicação científica, são ignoradas ou levadas a um extremo de preocupação não saudável.

Não vou especular sobre o que possa acontecer em tais casos porque depende muito de quem "sofre", a quem se confidencia e de quem se consulta. Mas estas situações além de incómodas, podem chegar a pôr em risco a saúde e a vida do sofredor, pelo que não devem ser ignoradas.

Porque a ciência não encontra explicação para tais padecimentos, o sofredor corre o risco de ser sobremedicado desnecessariamente ou internado num qualquer estabelecimento para insanos.

Mas há também o perigo do sofredor se isolar, abrindo a porta ao medo e, muitas vezes, à superstição, tornando-se alvo fácil de praticantes de "terapias virtuosas" sem credibilidade quer no mundo da ciência, quer no mundo do espirito.

Pelo risco das consequências imprevisíveis, se não é bom uma sobreavaliação destes casos, é insensato desvalorizá-los por poderem ser o início de situações futuras bem mais complexas a diferentes níveis, não só sob o ponto de vista da saúde, para o próprio e para terceiros, podendo mesmo serem o início de um fim abreviado.
Felizmente que hoje já há um conhecimento científico dos recursos da medicina espiritual (que, diga-se, ainda está muito "envergonhada") que podem socorrer as vítimas destas situações; assim os seus apóstolos queiram assumir sua responsabilidade.


 “Quando o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da Terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos …. .
 [página 141] - PALAVRAS DE EMMANUEL - Francisco Cândido Xavier – ditado pelo espírito Emmanuel - 7ª edição.
A saúde humana nunca será o produto de comprimidos, de anestésicos, de soros, de alimentação artificialíssima. O homem terá de voltar os olhos para a terapêutica natural, que reside em si mesmo, na sua personalidade e no seu meio ambiente. … . A medicina precisa criar os processos naturais de equilíbrio psíquico, em cujo organismo se localizam todas as causas dos fenômenos orgânicos tangíveis.
A medicina do futuro terá de ser eminentemente espiritual, posição difícil de ser atualmente alcançada, em razão da febre maldita do ouro; mas os apóstolos dessas realidades grandiosas não tardarão a surgir nos horizontes acadêmicos do mundo, testemunhando o novo ciclo evolutivo da Humanidade.” ... Todavia, os homens caminham para as mais profundas sínteses espirituais. A máquina, que estabeleceu tanta miséria no mundo, suprimindo o operário e intensificando a facilidade da produção, há-de trazer, igualmente, uma nova conceção da civilização que multiplicou os requintes do gosto humano, complicando os problemas de saúde; há de ensinar às criaturas a maneira de viverem em harmonia com a Natureza.
[pag 125] - EMMANUEL -  5º livro de Francisco Cândido Xavier - @1938 – 1º livro ditado por Emmanuel, 22ª edição.
A medicina humana será muito diferente no futuro, quando a Ciência poder compreender a extensão e complexidade dos fatores mentais no campo das moléstias do corpo físico.
pag 163, MISSIONÁRIOS DA LUZ – 36a ed. -  Francisco Cândido Xavier – André Luiz * - @1943

Sem comentários: