sábado, 24 de outubro de 2009

[alimentos úteis à saúde e ao bem-estar] - Vinho

- Vinho
(não aconselhável antes da idade adulta)

É evidente que não se pode abusar, mas se se mantiver o consumo de vinho a um nível aceitável – nunca mais de 250 mililitros por dia –, este auxilia a controlar a hipertensão, reduz o risco de problemas cardíacos e ajuda a prevenir o cancro.

Na década de 90, descobriu-se que os franceses apresentavam um menor risco de morte que os norte-americanos, apesar de ambos os povos terem o mesmo nível de colesterol e, ainda pior, os franceses ingerirem muito mais gordura saturada. Após bastantes estudos, chegou-se à conclusão que era mesmo o vinho que marcava a diferença na dieta dos franceses.

Em 2002, estudos feitos quer em Espanha, Universidade de Getafe em Madrid, quer nos Estados Unidos, Fred Hutchinson Cancer Research Center, revelaram que os ingredientes do vinho tinto podem impedir as células do cancro da próstata de se disseminarem. Os cientistas descobriram cinco diferentes anti-oxidantes no vinho que inibem o crescimento das células cancerígenas e conduzem-nas à morte e ainda que os efeitos protectores do vinho tinto parecem ser ainda mais fortes justamente contra as formas mais perigosas e agressivas de cancro da próstata.

Segundo o jornal Thorax, em artigo publicado em 2004, o vinho tinto ajuda a prevenir o cancro da laringe, no entanto, os apreciadores de vinho branco não podem esperar o mesmo benefício.

Um estudo no mínimo curioso (2001) é o do Centro Dinamarquês de Ciência Epidemiológica, de Copenhague, que revela que as pessoas que consomem vinho são aparentemente mais felizes, mais inteligentes e têm mais dinheiro do que aqueles que consomem cerveja ou outras bebidas alcóolicas. "Os resultados sugerem que o acto de beber vinho está relacionado com pessoas mais bem resolvidas nos campos social, intelectual e de personalidade".

Um elemento presente no vinho tinto – também nas sementes do bago da uva e na pele da uva preta - é o “recém descoberto polifenol” resveratrol, substância antioxidante que ajuda a controlar a homeostase das funções do organismo, mostrando-se útil no combate ao envelhecimento, na prevenção de doenças cardiovasculares – hipertensão - e no controle das consequências de taxas de colesterol alto.

O resveratrol é um "medicamento holístico"! Uma taça por dia é o suficiente para brindar à saúde e tratar o organismo como um todo! Contudo, apesar destes benefícios do vinho, em particular do tinto, os investigadores alertam as pessoas para beberem moderadamente, no sentido de se evitarem as consequências bem conhecidas do uso não moderado da bebida de Baco.