quarta-feira, 18 de abril de 2007

Quem somos? O que é o Homem?

Nem sempre há tempo para reflectirmos sobre a nossa origem, o que somos, donde viemos, para onde vamos. O que havia antes do "big bang"?
Para os cosmólogos, o universo emergiu há cerca de 13,7 bilhões de anos da explosão de uma massa extremamente densa e quente estando em expansão desde então.
Para os astrónomos, o "big bang" não foi uma explosão - foi apenas o momento em que o Universo começou a se expandir há cerca de 12 a 15 bilhões de anos.
Seja qual for a teoria, a verdade é que no início do universo estão elementos químicos gasosos que se tornaram responsáveis pelo aparecimento dos sucessivos reinos - mineral, vegetal, animal, hominal - eles mesmo responsáveis pelo aparecimento de Elementais (infra e supra) e do Homem.
O HOMEM é o resultado de todos os automatismos adquiridos nos vários reinos da natureza - do reino mineral adquirimos o magnetismo, a atracção; do reino vegetal, a sensibilidade, a sensação; do reino animal, o instinto, o sentimento; do reino hominal, o pensamento, a razão, a emoção, o livre-arbítrio, sendo-nos dada o oportunidade para expandirmos, ou não, o pensamento e a consciência na multidimensionalidade.
Se o darwinismo tentou mostrar que o ser humano era a evolução de um determinado animal, com algumas características um pouco diferentes, e a área científica da Inteligência Artificial procura provar que o ser humano é uma máquina, hoje sabe-se que tal não corresponde à verdade - da mesma forma que o animal e a planta são seres de natureza diferentes, o ser humano não é um animal, embora encerre em si o instinto e o sentimento - características do reino animal.
Pelas suas manifestações, o animal e o ser humano são seres de naturezas diferentes. Hoje sabemos porquê: um tem um Eu, e o outro não!

Sem comentários: