terça-feira, 18 de novembro de 2014

AVC/stroke - ajude o cérebro a autorreparar-se


"Depois de um acidente vascular cerebral, um número estimado de 2 milhões de células cerebrais, chamadas neurônios, morrem a cada minuto sem tratamento."


o AVC é uma das principais causas mundiais de incapacidade de longa duração e a cada 6 segundos rouba uma vida!
Intervindo atempadamente podem nimimizar-se danos irreversíveis e ajudar a regeneração das zonas cerebais lesadas.
Conheça como pode minimizar os danos de um AVC e ajudar na regeneração da zona afetada. Veja os 2 videos que a Moleac publicou este ano (2014) por ocasião do Dia Mundial do AVC, 29 de Outubro:
– O que é o AVC e como se quebra "a conexão" (http://youtu.be/eFcCzbEBckE),
– Como faz o cérebro para se reparar e "reconectar" (http://youtu.be/x2CcNgY8--k).
Visite igualmente, e partilhe, o website de coaching de reabilitação: Stroke Recovery Coach (https://www.neuroaid.com/stroke-recovery-coach/en) - uma ferramenta de auto-avaliação pós-AVC, uma mão que ajuda os que sofreram um AVC no seu processo de recuperação.


Porque as vítimas de AVC são cada vez mais jovens (abaixo dos 50 anos) e há AV, sobretudo os isquémicos transitórios (AIT), mas há outros!, que acontecem sem que se dê conta, recomendo que, independente da idade, se faça um primeiro teste de avaliação de funções porque "pode não haver repercussões físicas visíveis" mas as células cerebrais, mesmo autoregenerando-se, vão-se maioritariamente destruindo em surdina até ao dia da "colapso". Antes que tal aconteça, ajude a autorregeneração das suas células cerebrais (neurogénese).

Sem comentários: